Bioplástico: o futuro da embalagem sustentável 

Leia em 3 min
O bioplástico têm se destacado no setor de embalagens por suas qualidades ambientais, mas também pela sua versatilidade e funcionalidade.

A demanda por embalagens sustentáveis está crescendo rapidamente a cada novo ano. Nesse cenário, os bioplásticos têm ganhado destaque no setor de embalagens não apenas por suas qualidades ambientais, mas também pela sua versatilidade e funcionalidade. 

Desde sacolas de supermercado até embalagens para alimentos, o bioplástico oferece uma alternativa ecológica sem comprometer a qualidade! Veja abaixo mais informações sobre o bioplástico e suas aplicações. 

Diferença entre bioplástico e biodegradável

Então, pra começar, você sabe o que exatamente são os bioplásticos? 

O termo bioplástico refere-se ao início do ciclo de vida de um material. Diferente dos plásticos tradicionais que derivam de petróleo, os bioplásticos são produzidos a partir de fontes renováveis, como amido de milho, cana-de-açúcar, mandioca e até mesmo algas. 

Já o termo biodegradável refere-se ao fim do ciclo de vida de um material. Ou seja, um plástico biodegradável se decompõe organicamente em certos ambientes, o que é ótimo para o meio ambiente.

O bioplástico têm se destacado no setor de embalagens por suas qualidades ambientais, mas também pela sua versatilidade e funcionalidade.

É muito importante entender que nem todo plástico produzido a partir de fontes renováveis vai se decompor naturalmente após o descarte. E, da mesma forma, nem todo plástico biodegradável é necessariamente de base biológica.

Nesse sentido, a maneira mais eficaz para reduzir o impacto ambiental causado pelas embalagens inclui o uso de bioplásticos que sejam biodegradáveis.

É verdade que os bioplásticos representam uma solução promissora, mas ainda enfrentam desafios. Contudo, a tendência é que essa proporção aumente conforme a tecnologia e os processos de produção evoluem.

Leia mais: Ecodesign: A nova era da embalagem sustentável

Bioplástico e a economia circular da embalagem

O bioplástico tem um papel crucial no desenvolvimento e ampliação da economia circular. A fabricação de bioplásticos segue esse conceito ao utilizar matéria-prima renovável e ao final de seu ciclo de vida, esses materiais podem ser compostados ou reciclados, voltando para o ciclo de produção.

Isso quer dizer que nada é desperdiçado! As embalagens são projetadas para que possam ser reutilizadas, recicladas e reintegradas ao ciclo de produção.

Esse processo ajuda a garantir que os produtos permaneçam no ciclo de vida de produção pelo maior tempo possível, sem se tornarem resíduos ou poluição. Para saber mais, recomendamos a leitura do artigo: Como podemos reduzir o descarte incorreto do plástico e criar uma economia circular. 

O papel da indústria no desenvolvimento de bioplásticos

Os proprietários de marcas devem trabalhar em conjunto com fabricantes de materiais e parceiros de desenvolvimento para selecionar os bioplásticos adequados para cada aplicação específica. 

Além disso, é essencial que se dediquem a apoiar a sustentabilidade durante todas as etapas do ciclo de fabricação.

No caso da indústria de embalagens, a colaboração com consumidores, agências governamentais e cooperativas de reciclagem é crucial para estabelecer sistemas eficazes de gerenciamento de resíduos. Isso visa reduzir o impacto dos produtos embalados no final de sua vida útil.

A demanda por embalagens sustentáveis, tanto em relação aos materiais utilizados quanto aos processos de fabricação, tem crescido ao longo dos anos. Nesse contexto, a colaboração entre as diversas partes interessadas será fundamental para garantir que o setor acompanhe os avanços mais recentes e se mantenha alinhado com os princípios da sustentabilidade.

O bioplástico têm se destacado no setor de embalagens por suas qualidades ambientais, mas também pela sua versatilidade e funcionalidade.

O futuro das embalagens

À medida que o mercado se desenvolve, a busca pelos bioplásticos também aumentará. Empresas devem identificar suas aplicações prioritárias, aproveitando onde os bioplásticos oferecem maior valor.

É importante destacar que os bioplásticos não resolvem completamente o problema do lixo. 

No entanto, quando combinados com campanhas de conscientização para os consumidores e uma infraestrutura eficiente de coleta e reciclagem, é menos provável que esses materiais acabem no meio ambiente.

Os bioplásticos desempenham um papel crucial na economia circular e é um mercado inovador de rápido crescimento. Essa tecnologia tem o potencial de auxiliar na dissociação do crescimento econômico com o esgotamento de recursos naturais, bem como dos impactos ambientais negativos.

Na eureciclo, estamos comprometidos em promover a sustentabilidade e a adoção de práticas mais amigas para o meio ambiente. Trabalhamos diariamente para incentivar a reciclagem e promover a economia circular por meio dos nossos créditos de reciclagem.

Por isso, estamos aqui para ajudar sua empresa a fazer parte dessa revolução. Entre em contato conosco para saber como adquirir o selo de compromisso com a reciclagem mais reconhecido do Brasil!

Descubra como o ecodesign está mudando a forma como projetamos e criamos produtos, considerando seu impacto ambiental, social e econômico.

Compartilhe!

1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *