A Black Friday se consolidou no Brasil como um dos principais eventos de compras do ano, atraindo consumidores de todos os tipos para aproveitar grandes descontos.
Só em 2023, o evento movimentou cerca de R$ 7,2 bilhões só no comércio online, segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) a expectativa é que esse número cresça cada vez mais.
Mas será que é possível aproveitar a Black Friday de forma consciente? Vamos entender mais sobre como alinhar essas duas realidades.
O Que é Consumo Consciente?
Consumir conscientemente vai além de “comprar menos”. Trata-se de escolher produtos que têm menor impacto ambiental, que são duráveis e, de preferência, produzidos de forma ética. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que mais de 88% dos brasileiros adotam práticas sustentáveis em seu dia a dia e que muitos estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis.
A Dificuldade de Conciliar Black Friday e Consumo Consciente
No cenário de produção de bens de consumo, a geração de resíduos sólidos urbanos aumentará em todo o mundo, e pode chegar a 3,4 bilhões de toneladas em 2050, de acordo com a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente – ABREMA.
A maior parte desse aumento será observado em países de baixa renda, onde a geração deve triplicar e até mesmo herdar de seus descendentes hábitos de consumo. Apesar da consciência ambiental crescente, a Black Friday pode ser uma armadilha para o consumidor responsável.
As promoções chamativas e a urgência de “não perder o desconto” incentivam compras impulsivas, e muitas vezes, o volume de embalagens e a logística envolvida geram resíduos que impactam o meio ambiente. É um dilema entre aproveitar os preços baixos e ser fiel aos valores de consumo consciente.
Alternativas Sustentáveis na Black Friday
Algumas empresas têm buscado iniciativas como “Green Friday” ou “Blue Friday”, com alternativas que incentivam a economia circular ou mesmo doações para causas socioambientais. Também há marcas que focam na oferta de produtos sustentáveis, recicláveis e de baixo impacto ambiental, além de apoiar a conscientização do consumidor. Essas alternativas permitem que o consumidor consciente participe da Black Friday de forma mais alinhada aos seus valores.
A eureciclo criou o e-book ‘Guia definitivo do descarte correto de resíduos” que pode ser acessado gratuitamente aqui. O material explica que um dos motivos que dificulta a destinação adequada dos resíduos é o fato do consumidor não saber a maneira correta de descartá-los, como mostra essa matéria do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Como Consumir Conscientemente na Black Friday?
Aqui vão algumas dicas para quem quer aproveitar a Black Friday sem deixar de lado a sustentabilidade:
- Planeje com antecedência: Faça uma lista do que realmente precisa e evite cair em compras impulsivas.
- Opte por empresas sustentáveis: Verifique se a empresa possui certificações ambientais ou práticas de responsabilidade social. Um estudo global da Nielsen sobre Responsabilidade Social Corporativa revelou que 85% dos consumidores globais preferem marcas com valores sustentáveis.
- Priorize produtos duráveis: Em vez de escolher o mais barato, opte por produtos de qualidade que terão uma vida útil mais longa.
- Evite desperdício de embalagens: Muitas empresas já oferecem embalagens recicláveis ou de baixo impacto ambiental. Prefira essas opções sempre que possível.
Black Friday sob uma Nova Perspectiva
Embora a Black Friday seja um evento voltado ao consumo, ela também pode se alinhar ao consumo consciente, transformando-se em uma oportunidade para adquirir produtos de qualidade, que respeitam o meio ambiente e fortalecem o compromisso com a sustentabilidade. Consumir conscientemente é possível e necessário, para que cada compra seja um passo em direção a um futuro mais sustentável.